Ads 468x60px

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Velha dos Contos, o primeiro livro do autor Jerryvaldo Sousa Martins

Vou pedir licença a todos para relatar um pouco do meu trabalho, sou professor e escritor, maranhense. Nasci na cidade de Santa Inês – MA e, com todo orgulho sou nordestino. Na minha infância não tive contato com a internet, como os jovens de hoje, mas tenho muito orgulho em dizer que fui leitor assíduo, iniciei na literatura lendo gibis, do tipo: A turma da Mônica (Chico Bento), Tex coleção, Conan o Bárbaro, dentre outros, e logo em seguida quis ir além dos gibis, resolvi ler obras de autores Brasileiros, como: Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Machado de Assis, dentre outros, e mais recentemente li: O Capitão Mouro de Georges Bourdoukan; Justino, o retirante de Odette de Barros Mott, O alquimista de Paulo Coelho, vários outros, mas também busco inspiração na literatura estrangeira, lendo obras como: Os Trabalhadores do mar de Victor Hugo; Os miseráveis de Victor Hugo, A metamorfose de Franz Kafka, O mundo de Sofia de Jostein Gaarder; A cabana de William P. Young e outros muitos.

Mas não quero fazer apologia ao que leio, meu intuito é fazer que seja lido o que escrevo. Hoje em dia, escritores jovens, recém-publicados e com obras elogiadas não demoram a aparecer em sua cidade natal ou no máximo pela região, esse também é meu caso, recentemente publiquei o meu primeiro romance, “A velha dos contos”, e até agora tenho recebido boas críticas, mas gostaria de receber todas, se é que vocês me entendem.

Esta é uma breve sinopse do meu livro, espero estas poucas palavras estimulem a sua leitura:
Neste livro o autor tenta expor a vida e o relacionamento entre um jovem, rapaz, João Victor, personagem que se divide entre o trabalho e a escola, para ajudar sua família e, uma senhora de idade bem avançada, Dona Rosa do bolo, que vive sozinha em uma casa de barro, coberta de palha, em um pequeno povoado, sem vizinhos, sem parentes e sem amigo.
Nesta obra o autor expões de maneira sucinta o convívio e nosso comportamento para com os idosos, a partir das histórias de Dona Maria do Rosário Martins (Dona Rosa do bolo), já no fim de sua existência.

A obra também trata dos laços afetivos desenvolvidos por estes dois personagens do apreço declarado por João a sua mais nova “velha amiga”.Dona Rosa do bolo tem em seu repertório de contos, histórias de lobisomem, assombração, esperteza, mistério dentre outras. Além de histórias verídicas sobre a seca de 1958 e 1959 no estado do Ceará, de seu “baú de contos” saem o seu testemunho de vida e de como vê o mundo.

Nesta obra, o autor, demonstra a necessidade de resgatar o relacionamento dos mais jovens para com os idosos, com o intuito de fortalecer aspectos como a humanidade e a responsabilidade, que nem sempre são apontadas como características na nossa vida. Faz-se uma alusão as histórias contadas por nossos avós e abre brechas para a reflexão do leitor, a partir das reflexões do narrador sobre o pensamento atribuído aos personagens.

Em, A VELHA DOS CONTOS, a história de Dona Rosa e João, personagens fortes e marcantes, traz consigo aspectos muito conhecidos da cultura do nordeste Brasileiro, pois a obra é baseada em aspectos reais da vida difícil e cheia de necessidades do nordestino.

Jerryvaldo Sousa Martins convida o leitor a acompanhar a vida dos personagens: João Victor em sua trajetória de dificuldade e superação e de dona Rosa no seu tempo de menina no Ceará, em terra de velhas necessidades humanas, até a sua velhice no Maranhão, abandonada a própria sorte, já nos dias atuais.

Locais de Venda:
Em Santa Inês - Maranhão

Revistaria Fênix - Rua nova - Centro.
Papelaria El Shadai - Proximo ao Mercado Bom Preço.

Pela Internet

Contatos do Autor
e-mail: jerry.mart@hotmail.com
Telefone Residencial: (98) 3653-0078
Celular (Oi): (98) 8885-0018
Celular (Tim): (98) 8271-1775

0 comentários:

Postar um comentário