Ads 468x60px

sábado, 29 de setembro de 2012

São Luís do Maranhão é destaque na Semana do Brasil na França

A cidade de São Luís foi destaque em terras francesas. A realização da “Semana do Brasil na França”, que terminou na última segunda-feira (24) com a Lavage de la Madeleine, expôs nossa gastronomia, música, história e nossas manifestações populares.

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, avaliou positivamente o evento, frisando a comemoração dos 400 anos de São Luís.“Na 11ª edição do evento, que tem por objetivo mostrar aos franceses um pouco da nossa diversidade cultural, levamos para as ruas de Paris o Boi Barrica, em homenagem a fundação dos 400 anos de São Luís do Maranhão”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.


 Segundo o presidente, a Embratur participa do evento para divulgar a diversidade do Brasil e motivar os estrangeiros a visitarem o país. “A união de outros componentes aos atrativos turísticos faz com que mostremos nosso diferencial diante de outros destinos. Não só no evento de segunda-feira, mas em todas as ações da última semana, reforçamos o conceito de que o Brasil é um lugar de experiências únicas”, explicou Dino.

Reconhecendo a importância da França como 7º maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, a Embratur aproveitou a realização de diversos eventos importantes no país para lançar a “Semana do Brasil na França”.

A iniciativa incluiu coletiva para imprensa, workshops sobre as cidades – com destaque para Salvador, que foi o destino anfitrião da edição –, reuniões exclusivas entre destinos e profissionais, além do “Vivência Brasil”, quando os convidados assistiram a apresentações culturais e experimentaram a gastronomia brasileira.

No dia seguinte (18), o Brasil iniciou sua participação na International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, que seguiu até o dia 21 de setembro, em Paris. A novidade desta edição foi que, além do grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil também esteve presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura.

“As cidades homenageadas foram Olinda (PE) e São Luis (MA), que comemoram, em 2012, 30 e 15 anos, respectivamente, como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco”, ressaltou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto.


Resultados positivos 

Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, a “Semana do Brasil na França” foi marcada pelos resultados positivos. “Atingimos nosso objetivo, que era incrementar a promoção turística do Brasil, inserindo novos conceitos, que ressaltam a nossa diversidade”. Ele também ressaltou a abrangência do alcance dos eventos realizados. “Apresentamos destinos brasileiros para jornalistas, formadores de opinião, profissionais e o público final”, finalizou Lomanto. Entre os destinos, São Luís teve destaque por sua cultura e por ser o ano de 4º centenário de fundação francesa da capital maranhense.


Perfil do turista francês 

De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e Convenções.

Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos vistam para realizar Negócios ou participar de Convenções e Eventos.


Zeca Baleiro no Ano do Brasil em Portugal 

Da França para Portugal. A cultura maranhense também esteve presente no Ano do Brasil em Portugal, sendo representada pelo cantor e compositor Zeca Baleiro. O evento, que contou com o apoio da Embratur, teve início no último final de semana.

Cerca de 90 mil pessoas participaram de shows, mostras de arte, exposições, presença de chefs de cozinha brasileiros e exibição de filmes nacionais em diversas cidades portuguesas.

0 comentários:

Postar um comentário