A
cidade de São Luís foi destaque em terras francesas. A realização da “Semana do
Brasil na França”, que terminou na última segunda-feira (24) com a Lavage de la
Madeleine, expôs nossa gastronomia, música, história e nossas manifestações
populares.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio
Dino, avaliou positivamente o evento, frisando a comemoração dos 400 anos de
São Luís.“Na 11ª edição do evento, que tem por objetivo mostrar aos franceses um pouco
da nossa diversidade cultural, levamos para as ruas de Paris o Boi Barrica, em
homenagem a fundação dos 400 anos de São Luís do Maranhão”, disse o presidente
da Embratur, Flávio Dino.
Segundo o presidente, a Embratur participa do evento para divulgar a
diversidade do Brasil e motivar os estrangeiros a visitarem o país. “A união de
outros componentes aos atrativos turísticos faz com que mostremos nosso
diferencial diante de outros destinos. Não só no evento de segunda-feira, mas
em todas as ações da última semana, reforçamos o conceito de que o Brasil é um
lugar de experiências únicas”, explicou Dino.
Reconhecendo a importância da França como 7º maior emissor de turistas
estrangeiros para o Brasil, a Embratur aproveitou a realização de diversos
eventos importantes no país para lançar a “Semana do Brasil na França”.
A iniciativa incluiu coletiva para imprensa, workshops sobre as cidades – com
destaque para Salvador, que foi o destino anfitrião da edição –, reuniões
exclusivas entre destinos e profissionais, além do “Vivência Brasil”, quando os
convidados assistiram a apresentações culturais e experimentaram a gastronomia
brasileira.
No dia seguinte (18), o Brasil iniciou sua participação na International French
Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, que seguiu
até o dia 21 de setembro, em Paris. A novidade desta edição foi que, além do
grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil também
esteve presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à
cultura.
“As cidades homenageadas foram Olinda (PE) e São Luis (MA), que comemoram, em
2012, 30 e 15 anos, respectivamente, como Patrimônios Culturais da Humanidade
pela Unesco”, ressaltou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco
Antonio Lomanto.
Resultados
positivos
Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, a
“Semana do Brasil na França” foi marcada pelos resultados positivos. “Atingimos
nosso objetivo, que era incrementar a promoção turística do Brasil, inserindo
novos conceitos, que ressaltam a nossa diversidade”. Ele também ressaltou a
abrangência do alcance dos eventos realizados. “Apresentamos destinos
brasileiros para jornalistas, formadores de opinião, profissionais e o público
final”, finalizou Lomanto. Entre os destinos, São Luís teve destaque por sua
cultura e por ser o ano de 4º centenário de fundação francesa da capital
maranhense.
Perfil do turista francês
De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado
pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, 35% dos franceses
viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e
Convenções.
Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil,
tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando
o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia
quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos vistam para realizar Negócios ou
participar de Convenções e Eventos.
Zeca Baleiro no Ano do Brasil em Portugal
Da França para Portugal. A cultura maranhense também esteve presente no Ano do
Brasil em Portugal, sendo representada pelo cantor e compositor Zeca Baleiro. O
evento, que contou com o apoio da Embratur, teve início no último final de
semana.
Cerca de 90 mil pessoas participaram de shows, mostras de arte, exposições,
presença de chefs de cozinha brasileiros e exibição de filmes nacionais em
diversas cidades portuguesas.
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